Doentes asmáticos no dentista

  • Doentes asmáticos no dentista

    Que cuidados devem ser mantidos?

    Neste Dia Mundial da Asma, conheça alguns conselhos que as pessoas que sofrem de asma devem seguir nas consultas de Medicina Dentária.

    Saúde Oral

Notícias

A asma é uma doença que tem implicações no dia a dia dos doentes. E que requer alguns cuidados especiais em contextos específicos, para que não sejam despoletadas crises ou se dê origem a outros problemas. 

Neste Dia Mundial da Asma, damos-lhe a conhecer a realidade desta doença em Portugal. E partilhamos consigo alguns cuidados e conselhos destinados a doentes asmáticos que devem ser aplicados nas consultas de Medicina Dentária.

A asma afeta mais de um milhão de pessoas em Portugal.

 

Os números da asma em Portugal

Os dados* relativos aos doentes asmáticos no nosso país mostram como esta doença é uma realidade para uma grande percentagem dos portugueses. Estima-se que mais de um milhão de pessoas em Portugal sejam afetadas por alguma forma de asma, embora apenas uma percentagem pequena sofra das formas mais graves desta doença.

No entanto, estima-se ainda que, do total de doentes asmáticos, uma grande fatia não tenha a doença controlada. Um número alarmante, que parece indicar que ainda existe trabalho a fazer na pedagogia e motivação dos doentes para o tratamento e manutenção do problema.

  • 5-10% dos doentes asmáticos tem formas graves da doença;

  • >1.000.000 de doentes diagnosticados;

  • 700.000 portugueses têm a doença ativa;

  • 300.000 não têm a doença controlada;

  • 175.000 doentes são crianças

 

*Dados da Direção-Geral de Saúde, da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e da Associação Portuguesa dos Asmáticos.

 

O doente asmático numa consulta de Medicina Dentária

Para além da medicação, fisioterapia e outros conselhos e terapêuticas recomendados pelos pneumologistas para o dia a dia, existem alguns contextos que requerem cuidados especiais em pessoas que sofrem de asma. E que nem sempre são tidos em conta pelos doentes, que, por desconhecerem a complexidade do problema, acabam por não tomar as precauções necessárias. Um desses contextos são as visitas ao dentista.

Para quem sofre de asma, existem cuidados que devem ser mantidos no dentista.

 

Cuidados do doente asmático no dentista

  1. Em primeiro lugar, os doentes com asma têm de alertar o seu dentista sobre a doença. Devem ainda informá-lo sobre toda a medicação que fazem, incluindo as vias de administração utilizadas e as dosagens dos medicamentos;

  2. Logo na primeira consulta, o dentista deve ficar a conhecer informações importantes como a frequência, duração e intensidade das crises que o doente tem habitualmente. Se ao longo das consultas e tratamentos dentários existirem alterações, o dentista deve ser alertado na próxima visita;

  3. Os doentes asmáticos têm de levar sempre consigo a sua medicação para as consultas. À chegada, os medicamentos devem ser colocados num local de fácil acesso, uma vez que as consultas de Medicina Dentária podem dar origem a algumas situações de ansiedade, que podem originar uma crise.

 

Cuidados do dentista com o doente asmático

  1. Tendo conhecimento de que o seu Paciente é doente asmático os dentistas devem procurar garantir que as consultas são realizadas ou no período da manhã ou logo ao início da tarde;

  2. Seja para doentes asmáticos ou outros casos urgentes, o dentista deverá ter sempre no seu kit de emergência um agonista beta-2. Em caso de crise, estes fármacos irão provocar a dilatação dos brônquios, estabilizando o Paciente;

  3. Uma vez que os doentes asmáticos podem ter alguns constrangimentos devido ao reflexo de tosse, o dentista deverá tomar medidas especificas para salvaguardar o Paciente. Esse cuidado irá reduzir o risco de deglutição de algum instrumento ou substância prejudicial durante os tratamentos.

 

Se sofre de asma ou tem doentes asmáticos ao seu cuidado, coloque em prática estes conselhos. E não deixe de cuidar da sua Saúde Oral de forma a não debilitar também a sua Saúde Geral.