Aparelho ortodôntico

  • Aparelho ortodôntico

    Qual será o primeiro passo?

    Alinhar o Sorriso começa sempre por uma consulta de avaliação.

    Saúde Oral

Notícias

O que devemos fazer primeiro se quisermos alinhar o Sorriso com um aparelho ortodôntico? E em que consiste a avaliação inicial?

 

O que é feito na primeira consulta de Ortodontia?

De um modo simples, a primeira consulta é a chamada consulta de anamnese. Ou seja, é a consulta onde o Médico Dentista recolhe toda a informação do Paciente que é importante para um diagnóstico correto.

A colocação de aparelho ortodôntico exige um diagnóstico completo de cada Paciente.

 

O que é analisado antes de colocar o aparelho ortodôntico?

Na consulta de avaliação, são analisados vários exames radiográficos, tais como a ortopantomografia e a telerradiografia.

Por vezes, também pode ser necessário encaminhar o Paciente para outras especialidades médicas (como a terapia da fala, a otorrinolaringologia ou a fisioterapia) ou solicitar exames para avaliar o estado das articulações temporomandibulares (as chamadas “ATM’s”).

Recolhida esta informação, são tiradas as fotografias, realizados os moldes necessários e é feito um estudo pormenorizado do caso.

 

Qual é a importância desta avaliação?

A anamnese é fundamental para o sucesso dos tratamentos com aparelho dentário. É através desta consulta que o Médico Dentista pode perceber que aspetos estão na causa da má-oclusão, se existem antecedentes familiares ou problemas de Saúde gerais, e entender a motivação do Paciente.

Aparelho ortodontico: vale a pena esperar pelos resultados finais.

 

Por isso, embora possa ser um pouco demorado, não se esqueça de que este processo é o início de tudo e, mais importante, a única forma de garantir o sucesso do resultado final.

Se está a considerar colocar um aparelho ortodôntico, procure a ajuda de um Médico Dentista especializado em Ortodontia. Nas clínicas OralMED Medicina Dentária poderá contar com equipas multidisciplinares, preparadas para atuar em todas as áreas clínicas. Faça uma avaliação sem compromisso e esclareça todas as suas dúvidas. Sorria para a Vida, sem qualquer tipo de problemas!

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em setembro de 2018 e revisto em dezembro de 2020.