Limpeza de próteses removíveis

  • Limpeza de próteses removíveis

    Aprenda os 7 dicas mais importantes

    As próteses dentárias, requerem cuidados de higiene diários bastante simples, mas que não devem ser descurados para garantir uma boa Saúde Oral.

    Prótese Estética

Notícias

Fazer a limpeza correta de próteses removíveis ainda é um tema que causa alguma confusão. Existem vários mitos urbanos que recomendam práticas que nem sempre são as mais indicadas. No entanto, há procedimentos bastante simples e que são, efetivamente, aconselhados pelos dentistas. Ora veja:

Como limpar próteses removíveis?

 

Como limpar próteses removíveis

Relativamente às próteses removíveis, existem algumas cuidados que devemos ter em atenção:

  1. Retirar a prótese – Para garantir o melhor resultado possível, devemos retirar a prótese e proceder à limpeza fora da boca.

  2. Colocar uma toalha no lavatório – Pode parecer inútil, mas a verdade é que muitas próteses acabam por se partir por escorregarem e caírem, na sequência da limpeza. Em primeiro lugar – e como medida de prevenção – devemos colocar uma toalha sobre o lavatório para que sirva de «amortecedor» em caso de queda.

  3. Usar uma escova macia – Utilizar uma escova com filamentos suaves, de preferência que seja própria para a limpeza de próteses, é uma mais valia para manter as próteses removíveis em boas condições. De outro modo, poderemos criar ranhuras nos dentes protéticos e, consequentemente, acabar por facilitar a aderência dos alimentos e das bactérias à prótese.

  4. Evitar a pasta de dentes comum – As características da pasta dentífrica vulgar podem levar à erosão da prótese, contribuindo também para que os alimentos fiquem agarrados a esta com maior facilidade. Levanto ainda a um aumento das bactérias que introduzimos na nossa boca (uma das principais causas de mau hálito). Devemos utilizar sempre um produto específico para as próteses, recomendado pelo nosso dentista.

  5. Não limpar a prótese com facas ou garfos – Ainda que possa parecer uma solução viável, a verdade é que fazê-lo cria riscos numa superfície que deveria ser lisa. Para além de também aumentar a probabilidade dos alimentos ficarem colados aos dentes, diminuirá o tempo de vida útil da prótese.

  6. Usar pastilhas efervescentes – Escovar a prótese não é suficiente. Recomenda-se que, durante 5 a 10 minutos, coloquemos a prótese num copo com água morna e uma pastilha especial para higienizar. Não precisamos de o fazer todos os dias (e podemos fazê-lo durante o banho, para poupar tempo), mas é uma técnica muito útil para eliminar resquícios de alimentos que, de outra forma, dificilmente seriam removidos. Espumas igualmente especializadas poderão ser consideradas uma alternativa ao uso destas pastilhas.

  7. Enxaguar a sua prótese – No final da higiene, devemos lavar abundantemente as nossas próteses removíveis com água. E ficará pronta para colocar novamente na boca!

 

Estas dicas são válidas para todos os casos?

É indiscutível que higienizar prótese removíveis de forma informada e adotar rotinas de higiene oral diária é um passo fundamental para preservarmos a nossa Saúde Oral. No entanto, embora os passos aqui apresentados constituam dicas importantes para a generalidade das situações, cada caso merece uma atenção especial. Nesse sentido, aproveite as suas consultas no dentista para o questionar sobre as melhores práticas para o seu caso em específico e continue a Sorrir para a Vida!

Aconselhe-se sobre a melhor forma de cuidar das suas próteses removíveis com o seu dentista.

 

Se não visita o seu dentista há muito tempo, marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. Poderá marcar para qualquer uma das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Conheça, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral, logo na primeira consulta. E descubra se as suas próteses removíveis ainda são as mais adequadas ao seu caso em específico.

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em maio de 2018 e revisto em fevereiro de 2021.