• Marcação Online calendar
  • Fale com um assistente chat
  • Checkup Online agenda
  • Oferta de avaliação médica gift

Higiene oral dos bebés: e depois dos 24 meses?

  • Higiene oral dos bebés: e depois dos 24 meses?

    Conheça o procedimento recomendado numa fase de crescente coordenação motora.

    A partir dos 24 meses, a higiene oral dos bebés é mais parecida à dos adultos.

    Odontopediatria

Notícias

Higiene oral dos bebés: e depois dos 24 meses?

A escovagem dos dentes dos bebés é essencial para evitar problemas e criar bons hábitos de higiene oral. No entanto, nem sempre é clara a forma como devemos lavar os dentes dos bebés. Como será feita a higiene oral após os 24 meses de idade?

Higiene oral dos bebés: e depois dos 24 meses?

A higiene oral a partir dos 24 meses muda?


Sim. A partir dos 24 meses, a limpeza da boca do bebé já não é feita com o auxílio de gazes ou dedeiras, mas sim com a escova de dentes. Nesta fase, é natural que os mais pequenos vão ganhando cada vez mais autonomia e coordenação motora.

 

"A partir dos 24 meses, a limpeza da boca do bebé já é feita com a escova de dentes."

 

Por isso, poderá explorar a sua curiosidade e vontade de colaborar, utilizando escovas e pastas de dentes divertidas e adaptadas à sua idade. No entanto, ainda é essencial que participe ativamente na limpeza dos dentes do bebé, ajudando- o a fazê-lo corretamente.
 

Como deve ser feita a higienização?


De um modo geral, a escovagem deve ser realizada seguindo a mesma lógica dos adultos. Por isso, é essencial que a limpeza seja feita ao longo de todas as superfícies dentárias e da língua, de manhã e à noite (antes de dormir).

Quanto aos instrumentos a utilizar, o melhor é obter essa informação numa consulta, pois apenas um profissional poderá avaliar corretamente as necessidades do bebé ao longo do tempo. Ainda assim, de um modo geral, podemos identificar 4 regras:
 

  1. Escovas macias e renovadas - Use escovas com as dimensões adequadas à idade do bebé e com filamentos macios, substituindo-as sempre que estiverem gastas.

  2. Pastas com flúor - Nesta idade, as pastas utilizadas podem e devem conter sempre flúor (devido à sua ação no combate às cáries), normalmente com concentrações a rondar os 450 ppm, até por volta dos 6 anos de idade. No entanto, para evitar problemas, devem ser utilizadas quantidades de pasta semelhantes a um grão de arroz cru (0,1g). Um outro indicador para a quantidade de pasta a ser usada pode ser o tamanho da unha do dedo mindinho do bebé.

  3. Movimentos circulares - Adotando este método e inclinando a escova em relação ao dente (com um ângulo de 45 graus, aproximadamente), a escovagem torna-se muito mais eficiente.

  4. Utilize o fio dentário – Para uma limpeza mais eficaz, deverá utilizar o fio dentário para remover excessos de comida entre os dentes do bebé. De um modo geral, estes são os conselhos para uma boa higiene oral em bebés com mais de 24 meses. No entanto, para controlar o estado de Saúde Oral dos mais pequenos corretamente, é essencial que visite frequentemente a sua clínica e que esclareça todas as suas dúvidas com profissionais.

 

Ajude os mais pequenos, visite o Médico Dentista


De um modo geral, estes são os conselhos para uma boa higiene oral em bebés com mais de 24 meses. No entanto, para controlar o estado de Saúde Oral dos mais pequenos corretamente, não se esqueça: é também essencial que visite frequentemente a sua clínica.

Esclareça todas as suas dúvidas com profissionais de Saúde, faça o melhor pelos mais pequenos e ajude-os a crescer com dentes saudáveis.