É preciso extrair os dentes do siso? A idade tem importância?

  • É preciso extrair os dentes do siso? A idade tem importância?

    Entenda melhor a influência da idade na remoção dos terceiros molares.

    Os dentes do siso são os últimos dentes a nascer e devem ser cuidadosamente analisados pelo médico dentista.

    Saúde Oral

Notícias

É preciso extrair os dentes do siso? A idade tem importância?

Normalmente, os dentes do siso surgem perto da idade adulta, entre os 16 e os 20 anos de idade. Para alguns Pacientes uma fonte de dor e para outros passando quase despercebidos, estejam inclusos ou completamente à superfície, é comum questionarmo-nos sobre a necessidade de retirá-los da nossa arcada. Será que temos mesmo de extraí-los? E qual será a melhor altura para fazê-lo?
 

Os dentes do siso têm de ser retirados?


Os dentes do siso não têm de ser retirados em todas as pessoas, como se todos os casos fossem iguais. 

 

"Os dentes do siso não têm de ser retirados em todas as pessoas."

 

Existem algumas situações em que a sua remoção é efetivamente aconselhável, como quando os sisos têm cáries ou afetam negativamente os dentes vizinhos, quando é necessário criar espaço para tratamentos com aparelhos dentários ou sempre que existam outras complicações mais sérias, com inflamações ou quistos. Porém, é igualmente possível que o dente do siso permaneça na nossa boca, de forma completamente normal. 

Apesar de nascer numa fase em que os restantes já estão posicionados, desde que cresça sem problemas, este dente pode ser mais um a ajudar na mastigação, sem precisar de ser extraído.
 

Qual é a melhor idade para fazê-lo?


Embora se diga frequentemente que os sisos devem ser removidos em idades jovens, é importante percebermos que não existe uma idade limite para extrair um dente do siso. Existem, inclusivamente, vários casos de Pacientes já idosos que removeram estes molares, sem problemas. 

Como em todos os tratamentos, também este dependerá de caso para caso. O que acontece é que, quando os sisos não chegam a nascer normalmente, a partir do momento em que a sua extração está recomendada pelo dentista, esse tratamento deve ser feito o mais rapidamente possível. A indicação é esta porque, com o avançar da idade, os dentes que não chegaram a erupcionar perdem os tecidos que os encobriam no interior da mucosa e, por isso, ficam mais ligados ao osso, o que pode tornar o processo de extração um pouco mais desconfortável.
 

Extrair os dentes do siso


O que se deve fazer? 


Apenas o seu médico dentista poderá avaliar o estado da sua boca, esclarecer todas as suas dúvidas e explicar se deve ou não remover os dentes do siso e com que idade deve fazê-lo. Assim, se tem estes molares, mesmo que não causem qualquer tipo de dor, deve sempre consultar o seu médico dentista. Dessa forma, poderá acompanhar a sua evolução com um profissional, evitando atempadamente eventuais doenças ou outras complicações que possam surgir com o passar do tempo. 

De um modo geral, o conselho é o mesmo de sempre: desloque-se à sua clínica pelo menos de 6 em 6 meses e sempre que sentir algum desconforto, prevenindo problemas para manter uma saúde oral perfeita.