Colocar um implante dentário: os exames necessários

  • Colocar um implante dentário: os exames necessários

    Saiba em que consistem os exames de diagnóstico.

    A colocação de implantes dentários exige dois exames principais.

    Implantologia

Notícias

Colocar um implante dentário: os exames necessários

Colocar um implante dentário exige um planeamento rigoroso desde o início. E tudo começa com os exames de diagnóstico. Saiba em que consiste cada um deles.

Colocar um implante dentário: os exames necessários
 

Colocar um implante dentário: que tipo de informação é recolhida?


Em primeiro lugar, é essencial realizar uma história clínica de cada Paciente, como ponto inicial de diagnóstico. Este registo permite identificar patologias ou hábitos de risco que devam ser do conhecimento da Equipa Médica.

Depois, além de compreender de forma completa as necessidades de cada Paciente, é também necessário entender as suas motivações, para que o tratamento proposto seja o mais adequado para a sua Saúde e, simultaneamente, o mais ajustado para si.
 

Colocar um implante dentário: que exames são necessários?


Colocar um implante dentário requer a realização de dois exames de diagnóstico principais: a ortopantomografia e a tomografia computorizada.

 

"A colocação de implantes dentários requer dois exames: a ortopantomografia e a tomografia computorizada."

 

A ortopantomografia é um raio-x panorâmico que capta toda a boca do Paciente. E, por isso, permite analisar não só se existe alguma infeção no local onde seria colocado o implante, mas também avaliar a altura e o volume ósseo.

Já a tomografia, também conhecida como TAC, é um exame também essencial para avaliar o volume ósseo do Paciente, e entender se este é ou não suficiente para realizar o tratamento.

 

Estes exames são complicados?


Não. Os dois exames necessários para colocar um implante dentário são muito simples de fazer, acessíveis e completamente indolores.

Além disso, são fundamentais para que o Médico Dentista possa averiguar a possibilidade de partir para este tipo de tratamento ou a necessidade de procurar outro tipo de solução. São estes exames que permitem planear individualmente o tratamento de reabilitação para cada Paciente.
 

‘‘A ortopantomografia é realizada na Clínica Dentária, mas a tomografia é habitualmente realizada numa Clínica de Imagiologia.’’ - Dr. Tiago Costa


Se deseja colocar dentes fixos, não tenha medo de procurar ajuda. Marque uma consulta de avaliação sem compromisso, esclareça todas as suas dúvidas e volte a Sorrir para a Vida.