Aparelho dentário: como é a primeira consulta?

  • Aparelho dentário: como é a primeira consulta?

    Saiba em que consiste a consulta de avaliação realizada antes de colocar um aparelho ortodôntico.

    O diagnóstico inicial é fundamental para o sucesso do tratamento ortodôntico.

    Ortodontia

Notícias

Aparelho dentário: como é a primeira consulta?

Se já pensou em colocar aparelho dentário, é natural que tenha várias dúvidas que gostaria de ver esclarecidas antes de iniciar o tratamento. Normalmente, uma das principais questões está relacionada com a primeira consulta. Afinal, em que consiste esta avaliação inicial? Que aspetos são analisados? E porque é que é tão importante?
 

A colocação de aparelho dentário exige um diagnóstico completo de cada Paciente.
 

O que é feito na primeira consulta de Ortodontia?


De um modo simples, a primeira consulta é a chamada consulta de anamnese. Ou seja, é a consulta onde o Médico Dentista recolhe toda a informação do Paciente que é importante para um diagnóstico correto.
 

Que aspetos são analisados antes de colocar o aparelho?


Na consulta de avaliação, são analisados vários exames radiográficos, tais como a ortopantomografia e a telerradiografia.

Por vezes, também pode ser necessário encaminhar o Paciente para outras especialidades médicas (como a terapia da fala, a otorrinolaringologia ou a fisioterapia) ou solicitar exames para avaliar o estado das articulações temporomandibulares (as chamadas “ATM’s”).

Recolhida esta informação, são tiradas as fotografias, realizados os moldes necessários e é feito um estudo pormenorizado do caso.
 

Qual é a importância desta avaliação?


A anamnese é fundamental para o sucesso dos tratamentos com aparelho dentário. É através desta consulta que o Médico Dentista pode perceber que aspetos estão na causa da má-oclusão, se existem antecedentes familiares ou problemas de Saúde gerais, e entender a motivação do Paciente.

 

A consulta de avaliação é essencial para realizar um diagnóstico completo e entender motivação do Paciente.

 

Por isso, embora possa ser um pouco demorado, não se esqueça de que este processo é o início de tudo e, mais importante, a única forma de garantir o sucesso do resultado final.

Explique ao seu Médico Dentista o que pretende melhorar no Sorriso, esclareça todas as suas dúvidas e Sorria para a Vida, sem qualquer tipo de problemas.