Dentes a mais?

  • Dentes a mais?

    Acontece, mas tem solução!

    Existem Pacientes que têm dentes a mais em boca.

    Saúde Oral

Notícias

Sabia que a dentição completa de um adulto é composta por 32 dentes no total? O que quer dizer que, quando ultrapassa este número, algo de estranho se passará... Quando falamos em ter dentes a mais, falamos de dentes supranumerários. E às vezes, de muito mais que um. 

Entenda esta questão e surpreenda-se com o caso da criança indiana que teve de retirar mais de 200 dentes extra. E outros factos surpreendentes acerca desta condição. 

Dentes a mais são dentes supranumerarios

 

Dentes supranumerários: o que são?

Como já lhe contámos, dentes supranumerários são dentes a mais ou extra. E é um fenómeno que não é exclusivo aos adultos: crianças que ainda possuem dentes de leite também podem ter dentes extra.

Os dentes supranumerários podem, inclusive, ter formatos diferentes dos dentes comuns e até mesmo surgir em sítios incomuns na sua boca. Como o céu da boca. Ou debaixo da língua. 

Estes dentes extra podem não chegar a nascer. Mas isso não significa que não possam causar problemas. Podem, muitas vezes, atrapalhar o desenvolvimento e posicionamento dos outros dentes. E até prejudicar o sucesso de tratamentos de Ortodontia!

 

Um dente extra… Ou mais? 

O mais comum é surgirem apenas um ou dois dentes a mais. Mas existem casos em que é possível observar até trinta dentes extra. O que gera bastante desconforto aos Pacientes que sofrem com essa condição. Sendo recomendada a sua extração nestes casos. 

 


Conhece o caso da criança com mais de 200 dentes em boca? Médicos Dentistas na Índia relatam o caso de uma criança que tinha mais de 200 dentes em boca. Consegue imaginar?  Esta condição é muito rara. E foi originada por um tumor oral benigno.  


 

Apesar de ser mais comum em homens, esta condição pode afetar qualquer pessoa. E, apesar de não existir uma causa específica para a presença de dentes extra em boca, acredita-se que pode estar relacionado com fatores genéticos.

Os dentes a mais podem ser extraidos pelo seu dentista

 

Se tem dentes a mais em boca, não precisa de entrar em pânico: existe solução. Visite um dentista experiente. Que estará preparado para avaliar a sua situação específica. 

Aproveite para marcar uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, numa das mais de 50 clínicas dentárias OralMED. Conheça, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral. E encontre a melhor solução para que possa continuar, sempre, a Sorrir para a Vida!