OralMED combate carências de Saúde Oral Infantil

  • OralMED combate carências de Saúde Oral Infantil

    Casa da Criança recebe tratamentos dentários

    Portugal é o segundo país da União Europeia com maiores carências de Saúde Oral nas crianças. Um dado assustador que a OralMED quer alterar.

    Saúde Oral

Notícias

O Grupo OralMED Saúde disponibilizou tratamentos dentários, sem qualquer contrapartida comercial, à Casa da Criança de Tires. Os jovens residentes da instituição vão poder aceder a cuidados de Medicina Dentária e recuperar a sua Saúde Oral com a ajuda de equipas multidisciplinares de dentistas e equipamentos médicos avançados. Uma ação que está inserida na iniciativa OralMED Solidária.

 

O contexto que atravessamos

De acordo com os dados mais recentes publicados no Eurostat*, Portugal é o segundo país da União Europeia com maiores carências de Saúde Oral infantil.

Um problema que só tem vindo a piorar com o início da pandemia da COVID-19: embora a atividade do setor da Medicina Dentária apenas tenha sido suspensa em março e abril de 2020, continuaram a registar-se quebras no agendamento de consultas e na utilização de cheques-dentista em todo o país.

Para combater este problema e permitir o acesso de mais pessoas em situações fragilizadas a cuidados de Medicina Dentária, o Grupo OralMED Saúde lançou em dezembro do ano passado a iniciativa OralMED Solidária.

Casa da Criança de Tires

 

A Casa da Criança de Tires é uma das 50 instituições de solidariedade social que estão a receber tratamentos de Medicina Dentária. As crianças assinaladas pela instituição podem agora começar a recuperar o seu Sorriso na unidade clínica da OralMED Parede.

“É uma enorme satisfação para a OralMED Parede fazer parte de iniciativas como esta.  Defendemos a 100% que a Medicina Dentária é para todos. Temos a visão de que a Saúde Oral não tem de ser um luxo, disponível apenas para alguns. Queremos contribuir para uma população cada vez mais saudável e para uma sociedade mais sustentável.”, declarou Diogo Rocha coordenador da unidade clínica.

 

A Casa da Criança de Tires

Nesta Casa de Acolhimento Residencial são acolhidos filhos de reclusas do EPT e crianças que vivem em situação de perigo. Garantindo os cuidados adequados às suas necessidades e proporcionando condições que promovem os direitos das crianças consagrados na Convenção dos Direitos da Criança, nomeadamente, o direito a ter um Lar e uma Família.

Tendo por base uma intervenção multidisciplinar, a missão da Casa da Criança de Tires é reparar e reabilitar num ambiente acolhedor, com intencionalidade terapêutica, incidindo na socialização, educação, formação e no desenvolvimento das crianças e numa intervenção realizada em meio prisional, munindo as mães reclusas de competências pessoais, sociais e parentais com o objetivo último de inverter a tendência destrutiva do seu percurso de vida e o ciclo da criminalidade.

Saiba mais sobre o trabalho fundamental desenvolvido por esta instituição e descubra como pode ajudar através do site ou redes sociais da Casa da Criança.

 

 

*Estudos oficiais publicados pela União Europeia em fevereiro de 2019. Saiba mais aqui.