Carga Imediata: Dentes num dia

  • Carga Imediata: Dentes num dia

    Tudo o que precisa de saber sobre o protocolo de tratamento que permite transformar Sorrisos num único dia.

    A Implantologia do Futuro. Disponível no presente.

    Saúde Oral

Notícias

Já não precisa de esperar meses para ter o Sorriso com que sempre sonhou.

A Implantologia é uma das áreas da Medicina Dentária que mais tem evoluído nos últimos anos. Por isso, a Carga Imediata é algo de que se fala cada vez mais. Não assim há tanto tempo, eram necessários pelo menos 8 implantes dentários para substituir dentes em todo o maxilar. Hoje, anos de investigação permitiram-nos chegar a soluções que antes pareciam impossíveis: reabilitações completas só com 4 implantes, soluções personalizadas para casos que anteriormente não tinham solução... E, talvez um dos avanços mais impressionantes da Medicina Dentária: reabilitações completas com dentes fixos sobre implantes num único dia. 

O que é a Carga Imediata?

É o protocolo que permite encaixar próteses fixas sobre implantes dentários no próprio dia da cirurgia de colocação dos mesmos.

São os conhecidos dentes num dia. Permite devolver dentes fixos umas horas logo após a cirurgia. Através deste protocolo conseguimos recuperar a função mastigatória, a fala e a estética num único dia.

Existem benefícios?

Existem. Primeiro, os Pacientes que seguem um protocolo de Carga Imediata são submetidos apenas a um ato cirúrgico. Os Pacientes que fazem outro tipo de reabilitações, com mais implantes, por exemplo, acabam por passar por várias etapas cirúrgicas. Os Pacientes com Carga Imediata ganham porque só fazem uma cirurgia: só são submetidos a uma anestesia, só são medicados uma vez. E o período de cicatrização dos tecidos será também menor.

Consegue-se num dia só fazer um tratamento que às vezes chega a demorar meses. Para além da questão do conforto e da facilidade que é sair da clínica com uma prótese fixa em vez de uma removível.

Carga Imediata - OralMED

Porque é que a osteointegração não é um problema?

 

Nas técnicas de Carga Imediata, os implantes são colocados estrategicamente em zonas onde existe uma densidade óssea mais favorável. Ou seja, os implantes são colocados de maneira a ficarem presos ao osso com a força necessária para suportar a carga mastigatória. Se o Médico Dentista verificar, através de equipamentos de medição muito precisos, que os implantes ficaram fixos com a força certa, significa que será seguro avançar para uma Carga Imediata.


Osteointegração

É o processo físico e químico através do qual o implante de titânio é integrado do osso, não sendo possível separá-lo manualmente. Habitualmente, decorre ao longo de 6 meses.


Para saber mais sobre Carga Imediata e os tratamentos de Implantologia que permitem realizar este protocolo, leia aqui o Especial de Carga Imediata do nº7 da revista OralMED target="_blank".