Como se extraem dentes do siso?

  • Como se extraem dentes do siso?

    As 8 dúvidas mais comuns.

    Não perca o "juízo" a pensar neste tema. Nós ajudamos!

    Saúde Oral

Notícias

Quando se coloca a hipótese de os extrair, quase damos um pulo da cadeira do dentista com o medo do que aí vem. Um medo que muitas vezes só sossega quando o procedimento já terminou. Se já lhe falaram na necessidade de arrancar os seus dentes do siso e falta-lhe a coragem ou as informações para ficar descansado, este artigo é para si. Perceba como se extraem os sisos.

 

O que são dentes do siso?

Os dentes do siso, ou terceiros molares, são os últimos dentes a nascer na arcada dentária.

Estes dentes surgem na transição da adolescência para a fase adulta, entre os 16 e os 20 anos de idade. Podem surgir nos dois maxilares (superior e inferior), num total de 4 dentes.

 

Todas as pessoas têm 4 dentes do siso?

Não! Embora sejam bastante comuns, os dentes do siso parecem estar a deixar de nascer completamente nas gerações mais novas, o que tem sido encarado como uma tendência na evolução da espécie humana.

 

É sempre necessário extrair os sisos?

Não. Não é possível generalizar. A extração de um dente do siso é um tratamento que deve ser sempre avaliado por um médico dentista. Se estiverem numa posição boa, saudáveis e em função, sem danificar os dentes do que estão ao lado, os dentes do siso podem perfeitamente ser mantidos em boca.

Como se extraem os sisos?

 

Em que casos é que se remove um dente do siso?

Existem algumas situações em que a sua remoção é efetivamente aconselhável, como quando os sisos têm cáries ou afetam negativamente os dentes vizinhos.

Por norma, os dentes do siso também são removidos quando é necessário criar espaço suficiente para tratamentos com aparelhos dentários ou sempre que existam outras complicações mais sérias, com inflamações ou quistos.

Porém, é igualmente possível que o dente do siso permaneça sempre na nossa boca, de forma completamente normal.

 

Qual é a melhor idade para extrair os dentes do siso?

Existe a ideia de que os sisos devem ser removidos em idades jovens. No entanto, é importante perceber que não existe uma idade limite para extrair um dente do siso. Na verdade, existem vários casos de Pacientes já idosos que removeram estes molares, sem qualquer problema.

A idade ideal dependerá de caso para caso. O que acontece é que, por vezes, os sisos não chegam a nascer normalmente. E, nesses casos, a partir do momento em que a sua extração está recomendada pelo médico dentista, esse tratamento deve ser feito o mais rapidamente possível.

A indicação é esta porque, com o avançar da idade, os dentes que não chegaram a erupcionar perdem os tecidos que os encobriam no interior da mucosa e, por isso, ficam mais ligados ao osso. Por isso, com o passar do tempo, o processo de extração pode tornar-se um pouco mais desconfortável.

 

Como se extraem os sisos?

Caso a decisão do médico dentista passe por remover estes dentes, podem ser usadas duas técnicas na forma como se extraem os sisos, dependendo do seu estado de desenvolvimento.

Se estiverem completamente à vista, os dentes serão retirados com recurso à extração simples, utilizada na maioria dos dentes. Nesse processo, primeiro, os sisos são descolados do osso e da gengiva, para aumentar a sua mobilidade e, depois, removidos com maior facilidade e com a ajuda dos instrumentos médicos adequados.

No entanto,se os dentes do siso estiverem inclusos, isto é, se os dentes não tiverem chegado a nascer completamente e permanecerem parcialmente cobertos com mucosa, a forma como se extraem os sisos passa a ser outra. Veja aqui como é que esta extração é feita, passo a passo.

 


Sugestão: Veja aqui o nosso artigo "Dentes inclusos: como são extraídos".


 

Como é o período pós operatório?

Imediatamente depois de extrair os dentes do siso, é comum o paciente sentir algum desconforto, inchaço ou uma pequena dor. No entanto, existem algumas indicações médicas que devem ser cumpridas a partir do primeiro momento e que contribuem para uma boa recuperação.

  1. Morda a compressa durante 30 minutos, repetindo até estancar a hemorragia.
  2. Coloque uma bolsa de gelo sobre a face, junto à zona intervencionada, durante 10 minutos (várias vezes ao dia).
  3. Não bocheche nem cuspa o sangue nas primeiras 24 horas.
  4. Mantenha-se em repouso, com a cabeça levantada, evitando esforços físicos.
  5. Durma com a cabeça mais elevada (2 almofadas)
  6. Coma alimentos frios, moles e líquidos
  7. Não fume nem beba bebidas alcoólicas
  8. Cumpra com a medicação prescrita pelo médico
  9. Escove os dentes com normalidade, exceto na zona da extração, onde deverá fazê-lo com suavidade.

No entanto, o procedimento de remoção dos dentes não causa qualquer tipo de dor. Além disso, a extração destes dentes visa sempre uma melhoria da saúde oral.

Por isso, poucos dias depois, o Paciente estará totalmente recuperado, sem qualquer tipo de dor e com a certeza de que fez o melhor por si e pela sua saúde.

 

Que cuidados se deve ter com a alimentação depois da extração?

Nos dias imediatamente a seguir à extração dos dentes do siso, a alimentação dos pacientes pode sofrer algumas alterações. Por norma, são recomendados alimentos frios e que não exigem uma mastigação significativa, evitando alimentos duros ou quentes.

Por isso, gelados, sopas frias, legumes triturados e sumos naturais costumam ser algumas das opções indicadas.

No entanto, as recomendações devem ser sempre esclarecidas pelo médico dentista, para tornar a recuperação o mais rápida possível e evitar danos desnecessários.

Extraçao de dentes do siso nas clinicas OralMED Medicina Dentaria

 

Agora que já sabe como se extraem os sisos, já percebeu que não há razões para ter medo. Este é um procedimento muito comum e seguro em Medicina Dentária. Se os seus sisos lhe estão a dar problemas, marque uma consulta de avaliação médica completa. Poderá fazer esta avaliação em qualquer uma das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Sem qualquer compromisso e em total segurança