E quando os dentes do seu filho nascem tortos?

  • E quando os dentes do seu filho nascem tortos?

    Saiba como reagir a dentes inclinados ou defeituosos nas crianças.

    O crescimento de dentes tortos nas crianças é um dos temas que mais dúvidas suscita nos pais, que nem sempre sabem como e quando agir.

    Odontopediatria

Notícias

Os dentes do seu filho nascem tortos? Saiba como e quando tratar

O crescimento de dentes tortos nas crianças é uma questão que suscita muitas dúvidas junto dos pais. É fácil vermos que os dentes de uma criança estão a nascer tortos, mas nem sempre sabemos como e quando atuar para bem da sua saúde oral. Afinal, qual é a melhor solução?
 

Quando devo tratar?


A resposta depende, obviamente, do caso específico de cada Paciente. Algumas situações requerem um tratamento imediato, enquanto outras poderão ser apenas monitorizadas com atenção, sem necessidade de proceder, desde logo, a uma intervenção. Ainda assim, sempre que detetar um problema, deverá visitar o seu dentista.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial, todas as crianças devem ter a sua primeira consulta de Ortodontia antes dos sete anos de idade. Dessa forma, o médico poderá avaliar a sua fase de crescimento, as suas necessidades e a melhor altura para iniciar um tratamento, facilitando eventuais correções no futuro. No entanto, para além dessa consulta, é altamente recomendável que a criança comece a consultar o seu dentista logo a partir do nascimento do primeiro dente de leite. Se o fizer regularmente, o dentista poderá controlar o estado dos seus dentes ao longo do tempo e identificar problemas ainda na sua fase inicial.

 

"Todas as crianças devem ter a sua primeira consulta de Ortodontia antes dos sete anos de idade." 


Em que consiste o tratamento?


Recorrendo a técnicas como raio x, fotos intraorais, exames de mordida ou até moldes dentários, é possível reconhecer o estado da boca e os seus problemas. Com base nessa análise, o médico poderá recomendar a utilização de aparelhos ou de outros produtos ortodônticos, para devolver uma posição correta aos dentes e corrigir a mordida do Paciente. 

Uma vez iniciados, estes procedimentos podem demorar alguns anos (já que vão sendo adaptados à medida que a boca do seu filho cresce e sofre alterações), e exigem consultas de manutenção frequentes e cuidados diários especiais para que os resultados sejam os desejados.
 

Os dentes do seu filho nascem tortos? Saiba como e quando tratar

Quais são os problemas dos dentes tortos?


Embora não faltem razões para procurar um tratamento para os dentes do seu filho, nunca é demais rever alguns dos motivos para fazê-lo o mais rapidamente possível:

  1. Autoestima – Talvez este seja o motivo mais evidente de todos. Dentes tortos podem afetar gravemente a autoestima do seu filho e até a sua relação com os outros.

  2. Mordida – Dentes inclinados podem ter repercussões na mordida, isto é, na capacidade de fechar a boca de forma correta. Uma alteração da mordida, por sua vez, pode levar a problemas na articulação.

  3. Desenvolvimento da fala – Um crescimento desadequado dos dentes pode condicionar o desenvolvimento normal da fala.

  4. Intervenção precoce – Quanto mais cedo o Paciente for tratado, mais jovens e flexíveis serão as suas bases ósseas, e mais rápido e fácil será o tratamento.

  5. Alimentação saudável – Uma dentição completa e alinhada é essencial para que todos os alimentos possam ser mastigados sem problemas. Caso contrário, o seu filho poderá ter dificuldade em ingerir os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

  6. Gengiva e osso – Se não forem corrigidos a tempo, dentes inclinados podem ter um impacto bastante negativo na gengiva e no osso do Paciente.

  7. Limpeza dos dentes – Quanto mais alinhados estiverem os dentes do seu filho, mais fácil será realizar uma higiene oral completa.

  8. Evolução dos problemas – Se não for atacado logo desde o início, este problema pode evoluir e gerar outras doenças associadas.


Se tinha dúvidas, agora já sabe. Para melhor acompanhar o crescimento dos dentes do seu filho e evitar problemas em tempo útil, consulte o seu médico dentista com regularidade (desde o nascimento do primeiro dente de leite) e sempre que notar algum problema.

Recorde-se que a adoção de boas práticas de saúde oral é um hábito que deve ser cultivado desde criança e que, para garantir uma boca saudável, a prevenção é sempre o melhor remédio.