Beber chá: será que escurece os dentes?

  • Beber chá: será que escurece os dentes?

    Descubra aqui os efeitos desta bebida na sua boca e algumas formas de contornar essa situação.

    Apesar dos seus benefícios, as propriedades do chá podem torná-lo numa bebida perigosa para a estética dos seus dentes.

    Saúde Oral

Notícias

Beber chá: será que escurece os dentes?

A aparência dos dentes é um assunto que tem despertado cada vez mais interesse junto dos Pacientes. Para evitar que a superfície dentária fique manchada ou amarelada, é frequente procurarmos informação sobre os efeitos que os alimentos e os seus pigmentos podem ter na nossa saúde oral. Neste sentido, um dos temas mais falados é o chá: será que o chá escurece os dentes?
 

É um mito que o chá escurece os dentes?


A ideia de que o chá escurece os dentes não é um mito. Ainda que sejam frequentemente vistas como uma alternativa mais saudável, a verdade é que estas infusões acabam por escurecer mais os dentes do que o próprio café.
 

Como são criadas as manchas? 


De um modo simples, tanto o café como o chá contêm três elementos que desempenham funções importantes no escurecimento dos dentes: ácidos, taninos e cromogéneos. Ora, quando ingerimos uma destas bebidas, estas três substâncias trabalham em conjunto para produzir manchas nos dentes. 

Neste processo, os dois primeiros elementos (ácidos e taninos) servem, sobretudo, para tornar os dentes mais suscetíveis ao efeito do terceiro (cromogéneos). Assim, os ácidos enfraquecem o esmalte, tornando-o mais macio e poroso, e, dessa forma, fazem com que os efeitos dos restantes elementos nos dentes sejam mais rápidos e intensos. Já os taninos (também conhecidos por estarem presentes nos vinhos) ligam-se muito facilmente à superfície dos dentes e, por isso, contribuem para que outras substâncias façam o mesmo e causem mais estragos. 

Perante este cenário, os cromogéneos vão aderir aos dentes e, como alteram a sua cor quando são expostos ao ar, acabam por sofrer alterações e originar manchas na superfície dentária.
 

Qual é a diferença entre o café e o chá?


Se tanto o café como o chá apresentam ácidos, taninos e cromogéneos, por que razão é que o chá escurece mais os dentes? O poder de escurecimento do chá deve-se, sobretudo, ao facto de possuir níveis mais elevados de taninos. Deste modo, embora o esmalte possa ser desgastado de igual forma (por possuir uma quantidade de ácidos semelhante), o café não facilita o trabalho dos cromogéneos com a intensidade com que o chá o faz e, por isso, não mancha tanto os dentes.
 

Qual é a solução?


De entre os vários chás disponíveis no mercado, podemos destacar o verde, o preto e o mate como os tipos que mais mancham os dentes. Contudo, o chá também possui vários benefícios para a sua saúde e, portanto, não é necessário deixar de consumi-lo. Em vez disso, sugerimos que tenha em atenção alguns dos seguintes cuidados que o ajudam a evitar que a criação de manchas seja tão eficiente:

 

"O chá também possui vários benefícios para a sua saúde e, portanto, não é necessário deixar de consumi-lo."

 

  1. Escovar os dentes – Uma das formas de evitar um escurecimento dos dentes é escová-los regularmente. Se o fizer pouco tempo depois de beber chá, poderá ser ainda mais eficaz.

  2. Diminuir o consumo – Embora não precise de abdicar completamente do consumo de chá, se o beber com moderação pode ajudar a evitar manchas significativas nos seus dentes.

  3. Evitar os chás mais escuros – Para além de beber chá com moderação, sempre que possível, opte também pelas opções mais claras. 

  4. Misturar chá com leite – Adotar o hábito inglês pode neutralizar a capacidade de escurecer os dentes.

  5. Beber água – Beber água depois do chá pode ajudar a diminuir a quantidade de taninos na sua boca.

  6. Procurar soluções branqueadoras – Se quiser remover manchas dos seus dentes, também pode avaliar junto do seu médico os tratamentos disponíveis e que melhor se adaptam ao seu caso.

chá escurece os dentes


Agora que já conhece de que forma é que o chá escurece os dentes, poderá consumi-lo de forma mais informada e responsável. Seja qual for a sua dúvida, lembre-se que pode sempre procurar informação credível junto do seu médico e que essa é a única forma de garantir que cuida da sua boca em todos os aspetos do seu dia-a-dia.