Facetas dentárias

  • Facetas dentárias

    Será que estragam os dentes?

    Conheça a resposta a uma das maiores questões de quem procura soluções estéticas para o seu Sorriso.

    Estética Dentária

Notícias

Quando folheia uma revista e vê os Sorrisos perfeitos que muitos famosos apresentam, é possível que esteja perante algumas facetas. Mas para quem está à procura de devolver a estética ao seu Sorriso há uma preocupação que deve ser esclarecida: é verdade que as facetas dentárias estragam a dentição?

 

O que é uma faceta dentária?

Uma faceta dentária é, essencialmente, um tipo de tratamento estético. Consiste numa espécie de uma capa que irá recobrir a parte mais externa do dente. São colocadas para resolver problemas inestéticos que possam estar a criar transtorno ao Paciente.

 

Como se colocam as facetas?

De uma forma resumida, primeiro é feito o estudo para alcançar o resultado que o Paciente pretende. Os resultados são posteriormente enviados para laboratório para produção das facetas. Depois, é realizada uma consulta em que a superfície dentária é preparada para o tratamento, se for necessário. E, por fim, temos uma terceira consulta em que as facetas vão ser cimentadas, ou seja, onde serão colocadas definitivamente sobre os dentes. 

As facetas dentárias estragam os dentes?

 

É necessário desgastar os dentes para colocar facetas dentárias?

Nem sempre. Existem dois tipos de facetas: as facetas non-prep (que são colocadas sobre a superfície do dente, sem qualquer desgaste) e as facetas que têm um desgaste mínimo.

Neste último caso, a colocação de facetas é feita com o chamado “preparo minimamente invasivo”. Ou seja, implica, sim, um desgaste na superfície mais externa do dente, mas que se limita à parte mais superficial do esmalte e permite o assentamento da faceta no dente.

 

Então, as facetas dentárias estragam os dentes?

Não, porque é um desgaste mínimo. E quando pesamos a situação, as vantagens deste tratamento, são mais do que muitas, porque as facetas têm uma grande estabilidade ao longo de tempo, tanto ao nível de forma, como ao nível de cor e de brilho

Facetas dentárias: a cor fica igual ao dente original?

 

A cor fica igual ao dente original?

Sim, é possível fazer facetas dentárias da cor que nós queremos e inclusivamente da própria cor do dente. A cerâmica tem a capacidade de se transformar e de dar ao dente e ao próprio envolvimento geral dos dentes a cor desejada.

 


Sabia que...? Para além das facetas, existem ainda as lentes de contacto dentárias. Ambos os materiais fazem parte dos chamados “laminados cerâmicos”. A diferença está na espessura e a transparência.


Facetas dentárias: devolva a estética ao seu Sorriso.

 

Gostava de melhorar a estética do seu Sorriso? Marque uma consulta de avaliação médica completa numa das 50 clínicas OralMED Medicina Dentária, sem qualquer compromisso. Terá acesso a uma equipa multidisciplinar de Médicos Dentistas pronta a esclarecer todas as suas dúvidas e a apresentar-lhe as melhores soluções para o seu caso. 

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em janeiro e revisto em dezembro de 2020.