Implantes dentários

  • Implantes dentários

    O que são e para que servem?

    Entenda melhor uma solução que permite devolver Sorrisos a milhares de portugueses.

    Saúde Oral

Notícias

Hoje em dia, os implantes dentários não são algo totalmente desconhecido por todos nós. E são a solução mais recomendada pelos profissionais de Saúde Oral para devolver o Sorriso a quem perdeu os seus dentes naturais. Mas sabe em que consiste, realmente, um implante dentário?

 

O que são os implantes dentários?

Um implante dentário é um pequeno "parafuso" que pode ser feito de titânio ou de zircónio e que é utilizado para substituir dentes perdidos. Trata-se de um material inerte, biocompatível e que é colocado no interior dos ossos maxilares do Paciente.

 

O que são os implantes dentários?

 

É correto dizer que o implante substitui a raiz?

Sim. Um implante dentário é precisamente uma peça de titânio ou zircónio que desempenha a função de uma raiz de um dente normal.

 

Qual é a função do implante dentário?

Ao substituir a raiz do dente, os implantes dentários têm uma função muito clara: devolver a mastigação ao Paciente, sem diferenças perceptíveis em relação a um dente normal. Geralmente, são utilizados para encaixar dentes fixos, evitando soluções removíveis.

No entanto, em certos casos, os implantes também podem ser utilizados para estabilizar uma prótese removível, tornando-a apenas semi-fixa, mas garantindo, dessa forma, um maior conforto ao Paciente. Seja qual for o caso, colocar um implante dentário tem sempre como objetivo garantir um maior conforto e devolver qualidade de vida aos Pacientes que necessitam de substituir dentes perdidos.

Os implantes dentários substituem as raízes dos dentes.

 

Quantos dentes podem ser substituídos com implantes?

Os tratamentos com implantes dentários podem servir para substituir um dente, um conjunto de dentes ou uma arcada completa. O tratamento depende sempre das patologias ou problemas de falta de dentes dos Pacientes.

Se gostaria de colocar implantes dentários, não deixe de esclarecer todas as suas dúvidas em clínica. Ao falar com o seu dentista, poderá analisar todas soluções disponíveis, comparar vantagens e desvantagens, e, claro, recuperar um Sorriso perfeito, tal e qual como o deseja.

 

Artigo publicado pela primeira vez em novembro de 2018 e revisto em julho de 2021.