• Marcação Online calendar
  • Fale com um assistente chat
  • Checkup Online agenda
  • Oferta de avaliação médica gift

Bebés até aos 24 meses: como é feita a higiene oral?

  • Bebés até aos 24 meses: como é feita a higiene oral?

    Perceba melhor como devem ser higienizados os primeiros dentes dos mais pequenos.

    A higiene oral até aos 24 meses pode ser efetuada com uma gaze ou com uma dedeira.

    Odontopediatria

Notícias

Bebés até aos 24 meses: como é feita a higiene oral?

Escovar os dentes é uma das regras básicas para a manutenção de uma boa Saúde Oral. Sabemos que devemos lavar os dentes de forma completa, pelo menos duas vezes por dia e com os materiais recomendados pelo nosso dentista. No entanto, saberemos como é feita a higiene oral dos bebés, até aos 24 meses de idade?

A higiene oral até aos 24 meses pode ser efetuada com uma gaze ou com uma dedeira.

 

A higiene oral com e sem dentes


Independentemente da nossa idade, os micro-organismos presentes na boca representam sempre uma ameaça e devem ser eliminados com a ajuda de uma higiene oral completa. Para tal, mesmo antes dos 24 meses de idade, pode e deve higienizar a boca dos bebés todos os dias.
 

"Mesmo antes dos 24 meses de idade, pode e deve higienizar a boca dos bebés todos os dias."


Nesta faixa etária em específico, poderá ser útil recorrer a instrumentos um pouco diferentes e concebidos especialmente para os mais novos. Descubra quais:
 

Quando o bebé ainda não tem dentes 

Mesmo que o bebé ainda não apresente qualquer dente de leite, é importante higienizar a sua cavidade oral. Assim, para evitar a acumulação de micro-organismos e limpar os restos de leite, por exemplo, poderá utilizar uma gaze humedecida em água ou em soro fisiológico.
 

Quando já existem alguns dentes em boca

A partir do momento em que o bebé apresentar os primeiros dentes de leite (por volta dos 6 meses de idade), é importante começar a escová-los para prevenir o aparecimento de cáries. Para tal, as dedeiras podem ser bastante úteis.

Como o próprio nome indica, este utensílio (feito de silicone e com uma pequena escova na ponta) é colocado no dedo de um adulto e facilmente manuseado no interior da boca do bebé. Utilizando estas dedeiras, poderá não só escovar os dentes que já surgiram, como também limpar as gengivas, mantendo a boca o mais limpa possível.


A higiene oral até aos 24 meses pode ser efetuada com uma gaze ou com uma dedeira.
 

Como deve ser feita a higienização?


Ainda que sejam bebés, o processo de escovagem deve ser feito de forma semelhante ao que os adultos fazem. Por isso, é essencial que a limpeza seja feita ao longo de todas as superfícies dentárias existentes e da língua, tanto de manhã, como à noite (antes de dormir).

O indicado é esclarecer todas as suas dúvidas numa consulta, pois apenas um profissional poderá avaliar corretamente as necessidades específicas de cada bebé. No entanto, podemos identificar 2 regras principais:
 

  1. Escovas macias e renovadas - Quando utilizar dedeiras, garanta que os filamentos são macios e substitua-as sempre que estiverem gastas.
     

  2. Utilize o fio dentário - A partir do momento em que o bebé tiver dois dentes lado a lado, utilize o fio dentário para remover excessos de comida e conseguir uma limpeza mais eficaz. Se a utilização do fio dentário for difícil, poderá optar por usar o porta fio dentário. Este produto está disponível tanto na farmácia como no supermercado e é igualmente eficaz na remoção dos restos alimentares entre os dentes.


Crie bons hábitos desde sempre


Agora que já partilhámos consigo alguns conselhos práticos sobre a forma de cuidar da higiene oral dos bebés até aos 24 meses de idade, não se esqueça de consultar o seu médico dentista desde o primeiro dente de leite. Para além de poder complementar a limpeza realizada diariamente com a ajuda de um profissional, esta é a única forma de obter informação personalizada para o bebé e perceber todos os procedimentos.

Faça o melhor pelos mais pequenos, crie bons hábitos e garanta uma Saúde Oral perfeita desde os primeiros meses de vida.