Como se formam os dentes de leite?

  • Como se formam os dentes de leite?

    Os primeiros dentes dos bebés desenvolvem-se em três etapas principais.

    Apesar de apenas aparecerem na boca dos mais pequenos depois do nascimento, os dentes de leite começam a formar-se muito antes de serem visíveis.

    Odontopediatria

Notícias

Como se formam os dentes de leite?

Quando pensamos na evolução da dentição de leite, começamos quase sempre pela altura em que nasce o primeiro dente dos bebés. No entanto, a verdade é que o desenvolvimento destes dentes começa ainda na barriga da mãe. Entenda melhor este processo.

dentição de leite
 

Quando é que a dentição de leite se começa a formar?

Habitualmente, os dentes de leite começam a romper a gengiva dos mais pequenos por volta dos 6 ou 7 meses de idade. Trata-se do início de uma dentição que vem facilitar várias tarefas do dia-a-dia e contribuir para o desenvolvimento harmonioso do bebé. No entanto, a formação destes dentes começa muito antes de se tornarem visíveis, ainda no primeiro trimestre do período de gestação.

 

"A formação dos dentes de leite começa ainda no primeiro trimestre do período de gestação."

Como se formam os dentes de leite?

O processo de formação da dentição de leite pode ser entendido em 3 fases principais:

  1. Crescimento – O crescimento destes dentes começa logo à passagem pelas 6 semanas de gestação. Passando por várias etapas (conhecidas como fases de botão, capuz e campânula), alguns grupos de células vão-se diferenciando e formam a base inicial do dente.

  2. Calcificação – Por volta dos 3 ou 4 meses de gravidez, começa o processo de mineralização dos dentes. Com a base do dente formada, esta é a fase de formação de estruturas como o cemento, a dentina e até o esmalte dentário.

  3. Erupção – Embora alguns desenvolvimentos possam ocorrer já depois de terem erupcionado (por exemplo, ao nível da raiz), a maior parte da formação dos dentes acontece até aos 6 ou 7 meses de idade. Nesse momento, os dentes deixam de estar apenas dentro das gengivas e começam a emergir, surgindo os primeiros dentes de leite do bebé, visíveis para todos.

dentição de leite

Por se formarem muito antes de se tornarem visíveis, a dentição de leite é mais uma prova de que a gravidez merece todos os cuidados possíveis. Por isso, quando pensar no desenvolvimento dos bebés e na sua primeira dentição, pense também no período de gravidez e no que pode ser feito para evitar problemas.

Hoje sabemos que a alimentação e a saúde da mãe podem afetar seriamente o correto desenvolvimento do bebé e dos dentes de leite. Por isso, não hesite em consultar o seu médico e em seguir as suas indicações à risca, garantindo o melhor para o bebé nos mais pequenos detalhes do seu crescimento.