Check-up dentário no regresso às aulas

  • Check-up dentário no regresso às aulas

    5 motivos levar os seus filhos ao dentista

    Saiba o que torna uma consulta no dentista tão importante no início do ano letivo.

    Odontopediatria

Notícias

A aproximação do outono remete-nos para o regresso às aulas e para uma nova rotina. De parte a parte, pais e filhos preparam tudo ao pormenor: o material escolar, os novos horários e até a roupa para a nova estação. Mas há um detalhe que não pode ser esquecido: o check-up dentário. E há 5 grandes motivos para fazê-lo.

Existem 5 grandes motivos para realizar um check-up de regresso às aulas.

 

1) A alimentação e os açúcares no regresso às aulas

Em muitas situações, o regresso às aulas é sinónimo de alterações na alimentação. Seja nas máquinas de venda automática ou nos bares, e apesar das restrições impostas pelo governo, ainda são vários os refrigerantes e snacks açucarados que passam a estar ao alcance dos alunos. E quando assim é, na ausência de uma higiene oral adequada, a Saúde Oral dos jovens também pode ser afetada. Ao consultar um dentista, fica mais fácil identificar os truques, as opções saudáveis e, claro, as comidas que devem ser evitadas.

 

2) Tratamento de cáries ou outros problemas

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as cáries são uma das doenças mais comuns em todo o mundo, afetando milhões de crianças e jovens. Um problema que pode não só ter graves consequências para a Saúde, como também provocar dores de dentes desnecessárias, afetando o seu desempenho na escola. Visitar a clínica dentária antes do início das aulas permite identificar este e outros problemas com antecedência, combatê-los eficazmente e prevenir o seu aparecimento no futuro.

 

3) A escovagem dos dentes e a prevenção

Escovar os dentes é essencial para a nossa Saúde Oral. E este hábito tem de ser mantido mesmo durante as aulas. Por isso, uma consulta antes do ano letivo começar pode ajudar a rever como deve ser feita a higiene em cada idade e sugerir formas de fazê-la corretamente na escola. Hoje em dia, até já existem kits de escovagem facilmente transportáveis dentro do estojo ou da mochila, e que podem ser uma ajuda muito importante para manter a Saúde Oral dos estudantes.

Existem 5 grandes motivos para realizar um check-up de regresso às aulas.

 

4) Acompanhar a evolução da dentição

É sempre importante acompanharmos a evolução da nossa dentição, seja em que idade for. Mas no caso das crianças e dos jovens, esta é também uma excelente forma de monitorizarmos a transição de dentes de leite para dentes permanentes, e controlarmos o aparecimento dos dentes do siso. E fazê-lo antes de começar as aulas é a melhor forma de evitar surpresas a meio do ano.

 

5) Avaliar a necessidade de usar aparelho

O início do ano é também uma excelente altura para analisar o crescimento dos dentes, a mordida e avaliar quaisquer problemas de oclusão dentária que possam ter-se desenvolvido ocorrido nas crianças e nos jovens. Com uma consulta de Ortodontia, é possível avaliar todos estes aspetos, bem como a necessidade de colocar aparelho dentário.

 

Agora que já revimos os principais motivos que tornam uma consulta de revisão tão importante no início de mais um ano letivo, não se esqueça: a prevenção é sempre a melhor solução. Aproveite a nossa consulta de avaliação sem compromisso, faça o melhor pelas crianças e pelos adolescentes que conhece e ajude-os a conseguir um Sorriso com nota 20.