• Marcação Online calendar
  • Fale com um assistente chat
  • Checkup Online agenda
  • Oferta de avaliação médica gift

O que são os selantes dentários?

  • O que são os selantes dentários?

    Conheça uma técnica que pode ajudar as crianças no combate às cáries.

    Os selantes são uma espécie de resina que é aplicada na superfície mastigatória dos dentes para ajudar a prevenir o aparecimento de cáries.

    Odontopediatria

Notícias

O que são os selantes dentários?

Quando o assunto é a Saúde Oral infantil, todos os cuidados são poucos. Habituados às guloseimas e a tornar a higiene oral uma tarefa bastante complicada os pais, as crianças são também um grupo de risco para o aparecimento de cáries. Para ajudar a combater esse problema, dispomos hoje de uma técnica muito simples e que não provoca qualquer tipo de dor aos mais pequenos: os selantes dentários. Já ouviu falar?
 

O que são selantes dentários?


Os selantes dentários são uma espécie de resina aplicada nas fissuras da superfície mastigatória dos dentes. Por evitar que restos de alimentos ou bactérias se acumulem nessas zonas, este procedimento ajuda a prevenir o desenvolvimento de cáries.
 

Em que dentes são colocados selantes?


Normalmente, esta resina é colocada nos primeiros e segundos molares definitivos, por apresentarem uma superfície relativamente irregular e desenvolverem cáries com alguma facilidade.

Como pretende ajudar a proteger os dentes na fase inicial do seu desenvolvimento, este processo deve ser feito pouco tempo depois de nascerem completamente. Assim sendo, a aplicação deverá ocorrer entre os 5-8 e os 11-14 anos, respetivamente.

Além disso, em certos casos, os pré-molares definitivos também poderão ser indicados para tratamento.
 

Como são colocados?


Em primeiro lugar, os dentes são limpos pelo médico, para garantir que não subsistem quaisquer restos de placa bacteriana ou de alimentos na sua superfície. De seguida, para que o selante se una eficazmente às superfícies dentárias, é aplicado um adesivo no dente que facilita a entrada e a retenção da resina. Por fim, o selante propriamente dito é colocado no dente.
 

E se um selante se partir?


Esta técnica é realizada de forma bastante simples e rápida, sem qualquer dor para o Paciente. Por isso, caso acabe por se partir, a resina pode sempre voltar a ser colocada pelo médico dentista. Aliás, se não forem reparadas, estas fraturas podem esconder placa bacteriana que é dificilmente removida pela escovagem, causando o efeito contrário ao pretendido, ou seja, facilitando o aparecimento de cáries.
 

Os selantes são suficientes para evitar cáries?


Não. Apesar de serem uma grande ajuda na prevenção de cáries, os selantes dentários não são suficientes para evitar o seu aparecimento. Por isso, devem ser sempre considerados como parte de um plano de prevenção completo, indicado pelo seu médico dentista.

 

"Os selantes devem ser sempre considerados como parte de um plano de prevenção completo."

Selantes

Além de evitar o consumo excessivo de açúcar e lavar os dentes seguindo os passos indicados pelos profissionais, não se esqueça: a melhor forma de garantir uma boca saudável para os mais pequenos é visitar regularmente a clínica, monitorizando a sua Saúde Oral ao longo do tempo. Marque consultas de revisão sensivelmente de 6 em 6 meses, esclareça todas as suas dúvidas e faça o melhor pelos mais pequenos.