A escova de dentes elétrica...

  • A escova de dentes elétrica...

    ...será mesmo melhor que a manual?

    A diferença entre as escovas de dentes manuais e elétricas é uma das principais dúvidas dos Pacientes, no que à higiene oral diz respeito.

    Higiene Oral

Notícias

Uma boa higiene dentária depende de muitos fatores. Seja a técnica utilizada, o número de vezes que lavamos os dentes diariamente, a duração com que o fazemos ou até os instrumentos utilizados, a verdade é que todas estas componentes afetam a nossa Saúde Oral. Nesse sentido, é importante esclarecer uma dúvida muito comum: afinal devemos usar uma escova de dentes elétrica ou manual?

 

Que tipos de escova de dentes existem?

Atualmente, existem três principais tipos de escova de dentes: manual, a escova de dentes elétrica com cabeça rotativa e a escova de dentes elétrica com cabeça oscilante.

  1. Escova de dentes manual – É o tipo de escova de dentes mais comum, constituído por um cabo e uma cabeça com filamentos de nylon.

  2. Escova de dentes elétrica com cabeça rotativa – Com diferentes tipos de tecnologia consoante o modelo e a possibilidade de substituir a cabeça, esta é, talvez, a escova elétrica mais conhecida.

  3. Escova de dentes elétrica com cabeça oscilante – É uma espécie de meio-termo entre as duas opções anteriores. Trata-se de uma opção com uma cabeça visualmente semelhante à manual, mas que permite uma ligeira vibração e, desse modo, uma limpeza mais eficiente.

Escova de dentes elétrica

 

Quais são as vantagens da escova de dentes elétrica?

A escova de dentes elétrica mais avançada apresenta 7 características principais que a diferencia das tradicionais.

  1. Modos de escovagem – Dependendo do modelo de escova de dentes elétrica, existem vários modos de escovagem disponíveis. Podem existir programas especialmente concebidos para dentes sensíveis, para proteger as gengivas ou para limpeza prolongada, por exemplo.

  2. Sensores de pressão – Muitas escovas elétricas vêm equipadas com um sensor que avisa o Paciente quando está a exercer demasiada força sobre as gengivas.

  3. Temporizadores – Sendo 2 minutos o tempo de escovagem recomendado, a escova de dentes elétrica aciona um contador com essa duração. Por vezes, este é até dividido em conjuntos de 30 segundos para melhor orientar  e separar a lavagem em 4 quadrantes da boca.

  4. Facilidade de utilização – Para pessoas com pouca destreza manual, torna-se mais fácil garantir uma boa limpeza dos dentes com uma escova de dentes elétrica.

  5. Lembretes digitais – Algumas escovas possuem, quando necessário, mensagens a relembrar que está na altura de substituir a cabeça da escova, por exemplo.

  6. Oscilação e rotação – Consoante o modelo, a escova de dentes elétrica vem equipada com um sistema de oscilação e/ou rotação que permite remover a placa bacteriana com eficácia.

  7. Produtos complementares – Normalmente, vêm acompanhadas de suportes para a escova de dentes, para instalá-la na casa de banho e para transportá-la em viagem.

 

Qual é a melhor opção?

Dado o seu elevado nível tecnológico comparativamente com as escovas manuais, é comum pensar-se que a escova de dentes elétrica garante uma boca mais saudável. No entanto, a escova tradicional também permite uma escovagem bastante eficaz se for utilizada da forma recomendada pelos profissionais. E tem a vantagem de ser substancialmente mais barata. Contudo, a longo prazo, dada a durabilidade dos modelos atuais, poderá ser mais económico investir numa escova de dentes elétrica e ir comprando packs de cabeças novas, para substituir a cada três meses.

Em caso de dúvida, aconselhe-se sempre com o seu dentista, considerando tanto as suas necessidades específicas, como as suas expectativas.

Escova de dentes elétrica: fale com o seu dentista.

 

Mais importante do que optar por uma escova de dentes elétrica ou manual é assegurar que efetua uma limpeza completa.

Higienize sempre todas as superfícies dentárias, não abdique do fio dentário e consulte periodicamente o seu dentista. Dessa forma, estará, certamente, a fazer o seu melhor para garantir um Sorriso para a Vida!

Se ainda tem dúvidas sobre a escova de dentes elétrica ou sobre a manual, fale com um Médico Dentista ou Higienista Oral. Nas clínicas OralMED Medicina Dentária encontrará equipas multidisciplinares, dedicadas a ajudá-lo a Sorrir e a esclarecer todas as suas dúvidas. Marque já uma consulta de avaliação médica completa sem qualquer compromisso!

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em junho de 2018 e revisto em setembro de 2021.