• Marcação Online calendar
  • Fale com um assistente chat
  • Checkup Online agenda
  • Oferta de avaliação médica gift

«Bicarbonato de sódio é bom para branquear os dentes»: mito ou realidade?

  • «Bicarbonato de sódio é bom para branquear os dentes»: mito ou realidade?

    Esclareça as suas dúvidas sobre este procedimento que tanto divide a opinião dos Pacientes.

    O bicarbonato de sódio tem vindo a ser utilizado por muitas pessoas como remédio caseiro para o branqueamento dentário. Será a melhor opção?

    Saúde Oral

Notícias

«Bicarbonato de sódio é bom para branquear os dentes»: mito ou realidade?

O bicarbonato de sódio pode revelar- se muito útil para simplificar o nosso dia-a-dia. Seja para repelir insetos, para tirar nódoas ou até para cozinhar, este produto tem variadíssimas aplicações que o tornam muito vantajoso. Atualmente, os seus benefícios estendem-se à saúde oral e há quem diga que pode ser utilizado como remédio caseiro para branquear os dentes. Será verdade?
 

Como funciona?


O efeito do bicarbonato de sódio nos dentes deve-se, essencialmente, às suas propriedades abrasivas. Efetivamente, quando é aplicado nos dentes, o bicarbonato pode remover alguns resíduos ou manchas causadas pelo consumo de café, chá ou tabaco. No entanto, apesar de lhes conferir uma aparência mais branca, fá-lo por polir a sua superfície externa.

Ainda que seja utilizado por muitos Pacientes, não existe um procedimento recomendado pelos profissionais para o uso do bicarbonato. Nesse sentido, quem o utiliza como branqueador caseiro, acaba por fazê-lo de diversas formas diferentes e sem cuidados especiais, o que pode trazer problemas para a sua saúde oral.
 

Quais são as consequências do uso de bicarbonato?


Embora certos tratamentos caseiros apresentem os resultados desejados, nem sempre o fazem sem custos acrescidos para o Paciente. Como tal, antes de utilizar este método, é importante conhecer as principais desvantagens que podem advir da sua utilização:

  1. Desgaste do esmalte – Devido ao seu efeito abrasivo, utilizar bicarbonato de sódio frequentemente e esfregá-lo com demasiada força pode danificar o esmalte. Dessa forma, este processo pode causar sensibilidade dentária, dor ao escovar e aumentar a probabilidade de contrair cáries.

  2. Pode afetar as gengivas – Pelo mesmo motivo que desgasta o esmalte.

  3. Não tem flúor – Uma pasta criada a partir de bicarbonato não possui flúor (que é essencial para proteger os dentes de cáries e fortalecer o esmalte), pelo que não deve substituir a pasta de dentes normal.

  4. Não há procedimento recomendado – Este procedimento não é aconselhado pelos profissionais.
     

"Embora certos tratamentos caseiros apresentem os resultados desejados, nem sempre o fazem sem custos acrescidos para o Paciente."

Bicarbonato de sódio é bom para branquear os dentes


O que deve fazer? 


O bicarbonato de sódio faz parte da constituição de alguns produtos branqueadores e de higiene oral que, se forem bem utilizados, podem complementar os tratamentos, ajudando a remover a placa bacteriana e a combater um ambiente ácido na boca. 

Se deseja remover as manchas dos seus dentes de forma segura, o melhor é recorrer ao seu dentista para avaliar os tratamentos disponíveis e identificar produtos especializados, com menos riscos associados. Para além de serem conduzidos por médicos, os tratamentos realizados em clínica atuam diretamente sobre os pigmentos que alteram a cor dos dentes e não sobre o esmalte, pelo que não são corrosivos como o bicarbonato. 

Recorde-se que obter um sorriso bonito e da cor que deseja é fácil e não deve implicar um custo na sua saúde a longo-prazo. Além disso, melhor do que branquear os dentes é prevenir ativamente que escureçam. Para tal, faça uma higienização diária e completa dos seus dentes e consulte o seu dentista, pelo menos, de 6 em 6 meses.