Limpar a prótese com lixívia?

  • Limpar a prótese com lixívia?

    Perceba se é uma solução apropriada

    As próteses removíveis requerem cuidados de higiene especiais, tanto no procedimento, como nos produtos de limpeza utilizados.

    Prótese Estética

Notícias

Ter uma prótese dentária removível requer cuidados de higiene especiais e que devem ser aconselhados pelo seu médico dentista, de acordo com o seu caso específico. No entanto, muitos Pacientes continuam a ter dúvidas sobre métodos caseiros e as suas consequências para a sua Saúde Oral. Será a lixívia uma opção válida para o processo de limpeza?

 

Limpar prótese dentária com lixívia: sim ou não?

O uso de lixívia para limpar a prótese não está, de todo, recomendado pelos dentistas. Na verdade, existem muitos produtos específicos para próteses disponíveis no mercado e capazes de garantir uma higiene completa de forma muito mais eficaz.

 

"O uso de lixívia para limpar a prótese dentária não está, de todo, recomendado pelos profissionais."



Exemplo disso são as escovas e as pastas de dentes para próteses, as pastilhas efervescentes, as espumas. E, na falta de melhor, até o detergente para a loiça ou o sabão neutro.

 

limpar prótese dentária

 

É razoável usar lixívia se não houver alternativa? 

Idealmente, os produtos de limpeza não devem possuir químicos abrasivos na sua constituição, sejam eles acetonas, diluentes, álcoois ou lixívia. No entanto, caso não possua uma alternativa mais adqueada, utilizar lixívia pode ser melhor do que não higienizar a prótese. Ainda assim, é importante reforçar que a lixívia deve ser encarada como última escolha, estando muito longe de ser a melhor opção disponível no mercado.

 

Existe algum cuidado especial a ter com a lixívia? 

Sim. Se, excecionalmente, não tiver nenhum dos produtos recomendados e optar por utilizar lixívia, é importante que a dilua. Para tal, assegure-se de que a aplica com uma concentração máxima de 10%, isto é, misturando no máximo 1 porção de lixívia para cada 10 porções de água. Para além disso, evite fazê-lo durante mais de 10/15 minutos e, se a sua prótese tiver elementos metálicos, tenha em atenção que o uso de lixívia poderá corroer essas zonas. 

Caso utilize uma prótese removível, siga o processo de higienização recomendado e consulte regularmente o seu dentista. Independentemente dos métodos caseiros utilizados, essa é a melhor forma de evitar problemas futuros e garantir um Sorriso para a Vida.

 

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em junho de 2018 e revisto em julho de 2021.