Aparelho dentário fixo

  • Aparelho dentário fixo

    7 dicas para evitar problemas desnecessários

    Conselhos importantes para quem usa aparelho fixo ou está a pensar colocar um.

    Ortodontia

Notícias

Para atingir os resultados desejados, qualquer tipo de aparelho exige a nossa cooperação com o dentista. A verdade é que, para além do acompanhamento profissional, os nossos comportamentos no dia-a-dia são essenciais para garantir o sucesso do tratamento e evitar problemas desnecessários. Perceba os cuidados que devemos ter com um aparelho fixo.

Que cuidados devemos ter com o aparelho fixo?

 

Que cuidados devemos ter com o aparelho fixo?

Vejamos estas 7 dicas importantes:

 

  1. Higiene adequada – Para evitar a acumulação de placa bacteriana e o desenvolvimento de cáries ou problemas nas gengivas, o seu dentista vai dar-nos conselhos específicos de como devemos lavar os dentes. É fundamental usarmos todos os instrumentos necessários, incluindo o fio dentário e o escovilhão. Para além disso, é essencial que marque presença em todas as consultas de manutenção, para que o seu progresso possa ser acompanhado por um profissional.

  2. Evitar alimentos duros ou pegajosos – Existem alguns alimentos que podem comprometer um tratamento, ficando presos no aparelho fixo ou danificando os seus componentes. Por esse motivo, devemos cortar os alimentos em pedaços sempre que possível (atenção às dentadas nas maçãs!) e evitar consumir alimentos demasiado duros e pegajosos. Pipocas, caramelos e pastilhas são alguns exemplos de alimentos que devemos evitar consumir.

  3. Controlar os açúcares – Evitar bebidas e comidas demasiado açucaradas ajuda a evitar a acumulação de placa bacteriana. Na ausência de uma higiene adequada, estes alimentos poderão contribuir para o aparecimento de manchas nos dentes, cáries e doenças como a gengivite e a periodontite.

  4. Evitar os corantes – Ninguém quer ficar com marcas dos brackets depois de tirar o aparelho... Alimentos com corantes demasiado fortes podem manchar os dentes em torno da resina utilizada para colar os brackets, deixando a sua marca num tom mais claro no dente. Além disso os corantes alteram as cores dos elásticos que escolhemos com tanto cuidado nas consultas de manutenção.

  5. Cuidado com o desporto – Para quem pratica desporto, principalmente desportos de contacto ou que podem levar facilmente a quedas, é necessário usar uma proteção específica sobre o aparelho fixo durante a atividade física. Devemos informar o nosso dentista sobre as modalidades desportivas que praticamos para que este nos ajude a encontrar uma solução adequada.

  6. Nada de mexer no aparelho (!!!) – É natural que demoremos algum tempo a habituar-nos ao tratamento, mas é muito importante evitarmos tocar nos aros ou nos brackets. Seja com os dedos ou com a língua. Ao fazê-lo, podemos magoar-nos e deformar o aparelho fixo, prolongando a duração do tratamento.

  7. Em caso de ferida, ligar para a clínica – É sempre necessário uma fase de adaptação ao aparelho. Se estivermos muito desconfortáveis, ocorrer algum problema ou simplesmente tivermos uma dúvida, devemos sempre ligar para a clínica onde estamos a ser acompanhados para acalmar as nossas inquietações e resolver qualquer situação.

7 dicas para quem usa aparelho fixo

 

Se usa aparelho, ou está a pensar colocar um, lembre-se que a rapidez e a comodidade do tratamento também dependem, em larga medida, dos cuidados que tiver diariamente. Assim, faça tudo o que estiver ao seu alcance para evitar problemas, siga as instruções do seu dentista e evite reagendar as suas consultas de manutenção.

Se precisa de alinhar os seus dentes, marque uma consulta de avaliação completa, sem qualquer compromisso, numa das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Será recebido, em total segurança, por uma equipa multidisciplinar de Médicos Dentistas, capazes de ajudá-lo com todos os tipos de soluções de Ortodontia. Terá um Plano de Tratamento Integral, logo na primeira consulta. 

Aproveite! É mesmo sem compromisso.

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em janeiro de 2018 e revisto em fevereiro de 2021.