Lavar os dentes com aparelho?

  • Lavar os dentes com aparelho?

    Saiba como fazê-lo bem!

    Aprenda a fazer uma higiene oral completa em 3 simples passos.

    Ortodontia

Notícias

Uma boa limpeza dos dentes e gengivas é o primeiro passo para prevenir doenças e manter a sua Saúde Oral. Apesar de ser bastante simples, durante os tratamentos com aparelhos dentários, o processo fica um pouco mais complicado. Dos escovilhões ao fio dentário, com arcos e bráquetes pelo meio, afinal, qual é a forma ideal de lavar os dentes com aparelho dentário fixo?

 

1º Passo – Fio dentário

A primeira etapa consiste em passar o fio dentário por entre os dentes. No entanto, devido à presença de arames, este procedimento não pode ser feito da forma habitual. Para conseguir utilizar o fio de forma eficaz e ao longo de todo o dente até ao sulco entre o dente e a gengiva, é necessário passar o fio entre o arco e o dente, antes de começar a limpeza.

 

2º Passo – Escovilhão

De seguida, é utilizado o escovilhão no espaço entre cada bráquete, com o intuito de higienizar os arcos do aparelho dentário e a superfície lateral de cada uma dessas peças. Uma vez que existem diferentes escovilhões no mercado, deverá aconselhar-se junto do seu dentista sobre o tipo mais indicado para si.

lavar os dentes com aparelho

 

3º Passo – Escova de dentes

Na terceira e última fase, entra em ação a escova de dentes. Aqui, devem ser utilizadas escovas específicas para ortodontia. As cerdas destas escovas têm comprimentos adaptados ao volume dos bráquetes, assegurando a limpeza destas peças e da superfície dentária exposta. Informe-se com o seu dentista sobre o melhor produto para si.

Relativamente ao processo de escovagem em si, escove ao longo de toda a arcada superior e de toda a arcada inferior ao longo de dois minutos. 

Não se esqueça de escovar também a superfície mais interior dos dentes, a sua superfície de mastigação e a língua, tal como devemos fazer se não tivermos aparelho. 

Lavar os dentes com aparelho não tem de ser difícil.

 

Lavar os dentes com aparelho: este é o ideal para todos os casos?

De um modo geral, estas são as etapas recomendadas pelos profissionais de Saúde Oral para lavar os dentes com aparelho dentário fixo. No entanto, é importante perceber que cada caso é um caso. E que poderão existir recomendações específicas para a sua situação.

Para garantir o sucesso do tratamento e a manutenção da sua Saúde Oral, aconselhe-se sempre sobre o procedimento e os instrumentos mais adequados para si junto do seu dentista, faça uma higiene oral correta e visite a sua clínica regularmente.

 

Se está a pensar em colocar aparelho dentário ou se não visita o seu dentista há muito tempo, aproveite para marcar uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. Poderá fazê-lo em qualquer uma das dezenas de clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. 

Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de dentistas e acesso a meios de diagnóstico avançado. Para que conheça, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral. Com total disponibilidade e sem qualquer compromisso!