Cáries e genética

  • Cáries e genética

    Existe uma relação?

    Descubra como é que os fatores genéticos podem influenciar a formação deste problema.

    Saúde Oral

Notícias

Atualmente as boas práticas de higiene oral são amplamente divulgadas. Mas a verdade é que as cáries nos dentes continuam a ser uma das doenças mais comuns no mundo. Por vezes, este problema surge mesmo quando achamos que fazemos tudo o que está ao nosso alcance para ter uma Saúde Oral perfeita. O que nos leva a questionar: será possível que as diferenças genéticas tenham importância no processo de formação de uma cárie?

 

A genética pode influenciar o surgimento de cáries nos dentes?

Efetivamente, a genética pode ter um efeito no aparecimento de cáries nos dentes, mas a resposta é um pouco delicada.

Um estudo realizado por investigadores do Murdoch Children’s Research Institute (MCRI) revelou que, ainda que a componente genética do Paciente afete a composição do ecossistema oral, as bactérias recebidas hereditariamente não estão relacionadas com o aparecimento de cáries. No entanto, as bactérias não são o único elemento necessário para que se desenvolva uma cárie: o esmalte também desempenha um papel extremamente importante.

Estudos indicam que alguns fatores genéticos podem influenciar o aparecimento de cáries nos dentes.

 

Neste sentido, um outro estudo, realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Zurique, conseguiu identificar um complexo de genes responsável pela formação do esmalte. Assim, mutações que afetem certas proteínas podem também alterar a estrutura da parte exterior do dente, facilitando o efeito das bactérias no dente e o aparecimento de cáries.

Para além disso, uma predisposição genética para ter dentes desalinhados também acaba por contribuir para o desenvolvimento de cáries, uma vez que pode favorecer a acumulação de restos alimentares em zonas pouco acessíveis com a escova e o fio dentário, dificultando significativamente o processo de limpeza dos dentes.

Seja como for, ainda que possa haver uma eventual predisposição genética para o desenvolvimento de cáries, o desenvolvimento da Medicina Dentária faz com que, atualmente, este problema seja perfeitamente evitável.

Para analisar o estado da sua boca e conhecer os cuidados de higiene que deve ter no seu caso em específico, consulte regularmente o seu médico dentista e esclareça todas as dúvidas que lhe possam surgir.

Cáries no dentes: vá a um dentista.

 

Já não visita o seu dentista há muito tempo? Marque uma consulta de avaliação médica completa nas clínicas OralMED Medicina Dentária. Terá à sua disposição meios de diagnóstico avançados. E uma equipa multidisciplinar de dentistas, prontos a esclarecer todas as suas dúvidas. Para que conheça, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral, logo na primeira consulta.

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em julho de 2018 e revisto em fevereiro 2022.