Protetores bucais: o que são e para que servem?

  • Protetores bucais: o que são e para que servem?

    Descubra como pode evitar danos com aparelhos durante a atividade física.

    Existem proteções personalizadas à medida de cada Paciente.

    Ortodontia

Notícias

Protetores bucais: o que são e para que servem?

Os protetores bucais são pouco conhecidos, mas mais úteis do que imaginamos. E são a resposta a uma das dúvidas mais comuns junto dos Pacientes que praticam desporto. Quando necessitamos de realizar colocar aparelhos dentários, surge quase sempre a mesma pergunta: será que podemos continuar a praticar atividade física? E a resposta é que sim. Veja porquê.

Protetores bucais: o que são e para que servem?
 

Protetores bucais: podemos fazer desporto com aparelho?


Claro que sim: é perfeitamente possível usar aparelho dentário e praticar desporto. Dependendo da atividade escolhida pelo Paciente, poderá ser necessário utilizar protetores bucais. Mas é perfeitamente possível fazê-lo. E o Médico Dentista Ortodontista saberá sempre aconselhar o Paciente da melhor forma, para evitar problemas desnecessários.
 

"Dependendo do desporto, o Paciente pode ter de usar um protetor bucal."


O que são os protetores bucais?


Como o próprio nome indica, os protetores bucais são aparelhos utilizados em Pacientes que participam em atividades físicas que possam envolver quedas ou contacto físico.

Normalmente, estes protetores são colocados tanto na arcada superior, como na arcada inferior. E são produzidos de forma personalizada, à medida de cada Paciente.
 

Para que servem os protetores bucais?


O uso deste tipo de instrumentos, chamados de protetores bucais, é recomendado por uma razão muito simples: com aparelhos dentários, os Pacientes estão mais suscetíveis a ferir a mucosa oral em caso de impacto. E, por isso, é essencial usar protetores que evitem ferimentos desnecessários na mucosa oral.

 

"Os protectores bucais são muito utilizados em desportos como o futebol, o rugby e o ciclismo."

 

Se pratica desporto e deseja colocar aparelho dentário, não se preocupe: a Saúde Oral e a atividade física são essenciais para uma vida saudável. E são perfeitamente compatíveis. Se quiser saber mais sobre a relação entre o rendimento desportivo e a Saúde Oral, aproveite para clicar aqui.

Informe-se junto do seu Médico Dentista, use as proteções adequadas para evitar acidentes e corrija o posicionamento dos seus dentes sem qualquer tipo de problema.