Ortodontia: porque há tantos aparelhos na adolescência?

  • Ortodontia: porque há tantos aparelhos na adolescência?

    Descubra o que torna os tratamentos ortodônticos tão comuns nos jovens.

    O tratamento pode ser facilitado quando os ossos ainda estão em maturação.

    Ortodontia

Notícias

Ortodontia: porque há tantos aparelhos na adolescência?

Falar em Ortodontia remete-nos quase imediatamente para a adolescência. É nesse período que mais Pacientes optam por colocar aparelhos dentários. E talvez por isso se associem os tratamentos ortodônticos a idades mais jovens. Mas existem dois grandes motivos para isso.


Ortodontia: porque há tantos aparelhos na adolescência?
 

Ortodontia: porque há tantos aparelhos na adolescência?


Em primeiro lugar, existem muitos aparelhos na adolescência porque realmente os jovens gostam e, de uma forma geral, sentem-se motivados para corrigir os seus dentes nesta idade. Mas não só.
 

"Quanto mais cedo se colocar um aparelho ortodôntico, mais eficiente será o tratamento."


Por outro lado, os aparelhos dentários também são muito comuns em adolescentes porque corrigir os dentes nesta altura, assim como nas crianças, é extremamente importante. Quanto mais cedo se colocar um aparelho ortodôntico, mais eficiente será o tratamento, porque os ossos ainda estão em maturação. E, por isso, é mais fácil conseguir um bom resultado.
 

A Ortodontia também se aplica a outras idades?


Claro que sim. Apesar de ser muito comum na adolescência, isso não significa que não se possa colocar aparelho noutras idades ou que seja menos viável fazê-lo. O aparelho dentário pode ser colocado a partir dos 5 ou 6 anos, mas não existe limite de idade para realizar correções ortodônticas. Por isso, existem várias situações em que o uso de aparelhos dentários está recomendado.
 

Esclareça todas as suas dúvidas


Se gostaria de colocar aparelho dentário e não teve oportunidade de fazê-lo no passado, não tenha receio: ainda é possível procurar ajuda e resolver o seu problema. 

Numa consulta de rastreio dentário sem compromisso, poderá realizar uma avaliação completa da sua Saúde Oral, averiguando a Saúde, a Função e a Estética dos seus dentes, bem como a necessidade de colocar aparelho dentário.

E se for aconselhado a realizar um tratamento de Ortodondia, poderá esclarecer no momento todas as suas dúvidas, com a ajuda de um Médico Dentista Ortodontista.