Aparelho transparente? Sim, é possível!

  • Aparelho transparente? Sim, é possível!

    Esclareça todas as suas dúvidas sobre o aparelho invisível.

    Veja aqui 12 respostas médicas sobre o tratamento Invisalign.

    Ortodontia

Notícias

Aparelho transparente? Sim, é possível!

O aparelho transparente, também chamado de aparelho invisível ou Invisalign ®, é uma das maiores novidades da Ortodontia.

Hoje em dia, são várias as pessoas que procuram por aparelho invisalign, alinhadores removíveis, aparelho removível ou aparelho transparente. 

Neste artigo, pode encontrar respostas às 12 perguntas mais comuns, com a ajuda do Dr. Carlos Sousa, Médico Dentista Ortodontista do Instituto OralMED.
 

O que é o aparelho transparente?

O aparelho transparente é uma alternativa ao aparelho ortodôntico fixo convencional. É um aparelho socialmente invisível.

Aparelho transparente, também chamado de aparelho invisível ou invisalign
Exemplo de um aparelho transparente e invisível, também chamado de Invisalign ®.


O que é que isto quer dizer? É um aparelho que, numa situação mais pessoal, a pessoa pode notar. Mas que, socialmente, é invisível. O aparelho mais utilizado nestas situações é o Invisalign ®.


Sugestão: Agende aqui uma consulta de avaliação para o aparelho transparente, sem qualquer tipo de compromisso.



Como é que funciona? | Aparelho transparente

O aparelho Invisalign ® é um aparelho ortodôntico removível (alinhador) que funciona de maneira diferente dos outros aparelhos.

Enquanto um aparelho tradicional, como o aparelho fixo, funciona com forças de tração, o Invisalign ® é um aparelho removível que funciona com forças de pressão.


Sugestão: Veja aqui os 7 tipos principais de aparelhos dentários disponíveis no mercado.



Com que frequência é feita a troca do alinhador? | Aparelho transparente

Os alinhadores são mudados regularmente, mas a frequência de troca depende de vários fatores, tais como a severidade do caso e a colaboração do Paciente, podendo ir desde os 7 aos 15 dias.


Temos de usar os alinhadores quantas horas por dia? | Aparelho transparente

Nós recomendamos 24 horas por dia. Mas o Paciente tem de comer. Por isso, tecnicamente, a recomendação para utilizar os alinhadores são 22 horas, pensando que as duas horas são somente para refeições ou para escovagem e higiene oral.

Para situações pontuais em que o Paciente tem de ir a uma festa ou a um evento social, não é por algumas horas que vai fazer diferença.


Como é a primeira consulta? | Aparelho transparente

Na primeira consulta, é realizada uma réplica da boca do Paciente, através de impressões intraorais ou de digitalização intraoral.

Esta informação é depois utilizada para fazer um plano de tratamento do Paciente e uma simulação digital (chamada de clincheck), onde o Paciente poderá visualizar o final do tratamento antes mesmo de iniciá-lo. Ficando o Paciente satisfeito com a simulação digital, os alinhadores são então encomendados para dar início ao tratamento.

Aparelho transparente, também chamado de aparelho invisível ou invisalign
O apresentador João Montez, durante uma consulta de avaliação com o Dr. Carlos Sousa, no Instituto OralMED.

 


Sugestão: Veja aqui que exames radiográficos são realizados na primeira consulta de Ortodontia



O aparelho transparente altera a fala?

Há muito a questão da fala, quando é colocado um aparelho Invisalign ®. Quer seja o Invisalign ®, quer seja um aparelho ortodôntico fixo, nós estamos a colocar um objeto estranho na boca.

Portanto, é normal que durante algumas horas, ou mesmo durante alguns dias, se tenha uma dicção um pouco sibilante, mas que é temporária e totalmente ultrapassável.


Quais são as vantagens deste tipo de aparelho? | Aparelho transparente

O aparelho Invisalign ® é mais discreto e confortável, permite uma melhor higiene oral, resulta em menos consultas de urgência devido à fratura ou descolagem de peças ortodônticas e confere mais autonomia e motivação ao Paciente.


Sugestão: Veja o artigo que preparámos com as principais vantagens e desvantagens do aparelho invisível.



Quanto custa o aparelho transparente?

O preço do aparelho transparente, ou Invisalign ®, vai depender muito da severidade do caso do Paciente. Não é possível dizer o preço sem, primeiro, avaliar o Paciente. Vai depender da quantidade de alinhadores, da quantidade de tratamentos necessários antes de colocar o Invisalign ®, e de vários outros fatores.

Existem vários tipos de Invisalign ®. A melhor forma de esclarecer o preço é marcar uma consulta de avaliação sem compromisso e receber um plano de tratamento personalizado.
 

Quanto tempo dura o tratamento? | Aparelho transparente

A duração depende da severidade do caso. Há casos em que são conseguidos resultados em três a quatro meses, e há outros casos que podem ir até aos 18 meses. A maioria dos Pacientes é 12 meses, mas pode demorar mais tempo.
 

Existe limite de idade para usar aparelho transparente?

O aparelho Invisalign® pode ser colocado a partir dos seis anos, até qualquer idade. Não há qualquer limite de idade.

 

Quem é que pode colocar aparelho transparente?

Os alinhadores ortodônticos são ideais para os Pacientes que não querem colocar o aparelho fixo convencional, seja por questões sociais ou profissionais. E hoje em dia, podem ser utilizados na maioria dos casos.


Os resultados são tão eficientes como os dos outros aparelhos? | Aparelho transparente

Sim, os resultados do tratamento ortodôntico com alinhadores são bastante previsíveis e são tão eficazes como o aparelho convencional.


Aparelho transparente: esclareça as suas dúvidas

Se gostaria de saber mais sobre o aparelho invisível, não hesite em procurar ajuda. Corrigir o alinhamento dos dentes e ter o sorriso que tanto deseja nunca foi tão fácil. Consulte um Médico Dentista e esclareça todas as suas dúvidas!

Aparelho transparente, também chamado de aparelho invisível ou invisalign
O apresentador João Montez durante a consulta de avaliação para colocar o Invisalign ®.