Aparelho dentário em dentes de leite: faz sentido?

  • Aparelho dentário em dentes de leite: faz sentido?

    Perceba a importância da Ortodontia na dentição decídua.

    Saiba que tipos de aparelhos podem ser usados nesta idade.

    Ortodontia

Notícias

Aparelho dentário em dentes de leite: faz sentido?

Usar aparelho em dentes de leite é um tema que gera muitas dúvidas. Se os dentes de leite vão ser substituídos pelos permanentes, por que motivo pode ser necessário realizar uma correção ortodôntica nesta fase? Vejamos.
 

Aparelho dentário em dentes de leite: faz sentido?
 

É possível usar aparelho dentário em dentes de leite?


Sim, é possível. Os aparelhos dentários podem ser utilizados a partir dos cinco ou seis anos de idade e até mesmo em dentes de leite, para prevenir problemas no futuro.
 

"Os aparelhos dentários podem ser utilizados a partir dos cinco ou seis anos de idade para prevenir problemas no futuro."

 

Atualmente, existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, que são usados de acordo com cada caso a tratar. Os aparelhos expansores maxilares e removíveis intercetivos, por exemplo, são frequentemente usados na dentição de leite.

Os aparelhos ortodônticos fixos, mais comuns, costumam ser utilizados já depois da erupção dos dentes definitivos. No entanto, em certas situações, também podem ser colocados em dentes de leite, para evitar que a dentição definitiva seja comprometida.
 

Depois de usar aparelho em dentes de leite, pode ser necessário voltar a usar?


Pode. Quando se utilizam aparelhos em dentes de leite, sejam de que tipo forem, este é sempre um tratamento preventivo. E, por isso, normalmente, é necessário dar continuidade ao trabalho depois dos dentes definitivos nascerem.

Para acompanhar atentamente a dentição das crianças, visite regularmente o Médico Dentista. Dessa forma, poderá garantir que os mais pequenos têm a sua primeira consulta de Ortodontia antes dos sete anos de idade e assegurar-se de que as suas necessidades são avaliadas com a ajuda de profissionais competentes em tempo útil, evitando problemas desnecessários no futuro.