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Alimentação e Saúde Oral: os nutrientes mais importantes

  • ESPECIAL INFANTIL

    Tudo o que sempre quis saber sobre a Saúde Oral dos mais pequenos

    Os temas mais importantes e os truques que não pode perder, para um crescimento harmonioso e com dentes saudáveis.

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Alimentação e Saúde Oral: os nutrientes mais importantes

Quando o assunto é a Saúde Oral das crianças, é frequente pensarmos imediatamente nos cuidados de higiene oral e nas idas ao consultório do médico dentista. No entanto, a verdade é que uma boca saudável também é construída nos pequenos detalhes do dia-a-dia. Um exemplo disso é a alimentação, que pode afetar decisivamente o estado dos dentes e das gengivas. Veja algumas dicas:

Que alimentos podem ajudar?
 

A alimentação desempenha um papel fundamental na Saúde Oral das crianças.

Embora a alimentação dos bebés seja feita à base de leite materno, com o passar do tempo, a sua dieta passa a incluir alimentos cada vez mais pastosos. Mais tarde, quando as crianças atingem o crescimento necessário para começar a comer alimentos sólidos, a nutrição ganha outra dimensão. Nessa altura, toda a atenção é pouca. Veja alguns elementos importantes e onde os pode encontrar:
 

  • CÁLCIO

Esta talvez seja a recomendação mais evidente. Sendo reconhecidamente um mineral essencial para a formação de ossos, o cálcio pode também fortalecer os dentes.

Onde pode encontrar?

Para além do leite (que pode ser útil não só pelo cálcio, mas também pelas vitaminas, proteínas, fósforo e ácido lático), outros produtos laticínios como os iogurtes e os queijos (cuja gordura ajuda a dificultar a formação de placa dentária) também contêm bastante cálcio e podem ajudar a remineralizar os dentes e a tornar a boca menos ácida. Em alternativa, sardinhas em lata, tofu, leguminosas como o feijão e o grão, ou legumes como brócolos e espinafres cozidos também são importantes fontes de cálcio.
 

  • VITAMINA D

Se, por um lado, o cálcio é importantíssimo porque ajuda a fortalecer os dentes, por outro, a vitamina D também contribui muito para esse efeito, já que facilita a fixação de cálcio por parte dos ossos (e dos dentes).

Onde pode encontrar?

A vitamina D pode ser obtida diretamente do sol ou do consumo de alimentos como óleo de fígado de bacalhau, atum, salmão e ovos cozidos, sardinhas enlatadas e cogumelos, entre muitos outros.
 

  • FIBRAS

Os alimentos ricos em fibras podem contribuir para a limpeza dos dentes e das gengivas, ajudando a combater o aparecimento de placa bacteriana.

Onde pode encontrar?

As fibras podem ser encontradas em vários tipos de alimentos, sejam leguminosas (grão-de-bico, feijão preto e ervilhas, por exemplo), cereais (como a quinoa, a aveia ou a granola), frutos (pêra, abacate, maçã e banana, entre outros), legumes (tais como as couves, os brócolos e os espinafres) ou ainda frutos secos (amêndoas, pistáchios ou nozes).
 

  • VITAMINA C

A vitamina C ajuda o organismo a manter e a reparar os ossos, sendo muito importante para que tenhamos dentes e gengivas fortes e saudáveis.

Onde pode encontrar?

Apesar de ser muito associada a citrinos (que podem ser um pouco ácidos e prejudicar o esmalte dentário, se não forem ingeridos com moderação), esta vitamina também pode ser encontrada noutros alimentos, tais como pimentos vermelhos e verdes, kiwis, morangos, mangas, brócolos e couves, por exemplo.
 

  • FÓSFORO

Tal como o cálcio e a vitamina D, o fósforo também ajuda a tornar os ossos e os dentes mais fortes.

Onde pode encontrar?

Entre outros alimentos, este mineral pode ser adquirido com o consumo de sementes de abóbora, amêndoa, iogurte desnatado, sardinha e salmão.
 

  • ÁGUA

Para além de ser essencial para o bom funcionamento do organismo, beber a quantidade de água recomendada diariamente pode ajudar a manter uma boa Saúde Oral. De facto, a água contribui não só para a produção de saliva (que tem um papel fundamental na prevenção das cáries e do mau hálito), como também ajuda a eliminar restos de alimentos.
 

Crie bons hábitos, dê o exemplo


Antes de incentivar os mais pequenos a adotarem bons hábitos alimentares, faça um esforço para que o seu estilo de vida seja um exemplo. As crianças interiorizam muitos comportamentos das suas famílias e, por isso, rotinas e dietas saudáveis também surgem por observação das práticas dos familiares.
 

"Faça um esforço para que o seu estilo de vida seja um exemplo."

Para além de incluir os alimentos referidos acima nas refeições, faça os possíveis por prevenir o aparecimento de cáries e o desgaste dos dentes com outras comidas. Para tal, limite o consumo de açúcares ou de alimentos pegajosos (sobretudo entre refeições e de noite) e deixe as bebidas ácidas e açucaradas (como os refrigerantes) apenas para ocasiões mais esporádicas.

Para garantir que os mais pequenos têm uma alimentação adequada à sua situação dentária, o médico dentista pode ajudar a identificar as necessidades de cada criança. No entanto, tendo essa informação, o melhor é consultar também um nutricionista, que o poderá ajudar a efetuar um plano completo e sem quaisquer riscos associados.